março 16, 2008

VIDEO RARÍSSIMO: pé de parede com Severino Ferreira e Ivanildo Vilanova


O palco, uma pequena mesa. Uma gambiarra serve de apoio para os microfones. De fundo, o muro de uma simples residência. Esté é o cenário.


Como promessa é dívida, atendendo hoje ao pedido do assíduo visitante e amigo Leonardo, disponibilizo um video raríssimo entre duas feras do repente de viola, os poetas Ivanildo Vilanova(PE) e o saudoso Severino Ferreira(RN).


Para aqueles que o desconhecem, Severino Ferreira foi para muitos o maior nome potiguar do repente de viola. Nascido na cidade de Touros, faleceu em um acidente de carro há mais ou menos 15 anos, quando retornava de uma cantoria em Campina Grande, PB.


Através de uma conversa informal com o amigo Natalício, no mercado da Encruzilhada, em Recife, soube que o poeta viajava junto com outros amigos repentistas numa veraneio. Para sua (e nossa) infelicidade o veículo perdeu o controle e ele, que se acomodara na mala, foi arremessado para fora, vindo a falecer. Segundo Seu Natalício, todos os ocupantes, a exceção de Severino Ferreira, nada sofreram.


Para uma dinâmica maior nas postagens, disponibilizarei este video em duas partes por semana até que se totalize as oito.


O blog Cantorias e Cordeis está sempre aberto a pedidos e sugestões.




2ª parte:



Senha: cantoriasecordeis


IMPORTANTE: Baixe todas as partes antes de executar o arquivo.

7 comentários:

Leo Cruz disse...

Meu amigo você não sabe a euforia que tomou conta de mim quando entrei no blog e vi o vídeo!
Muito obrigado mesmo, o poeta Severino Ferreira merece essa homenagem, sua simplicidade e humildade era do tamanho da sua genialidade. Muito obrigado mais uma vez! Abraço

Anônimo disse...

Mais uma vez ressalto que o prazer foi meu em atendê-lo, amigo.
Contribuir para difundir um pouco da obra do poeta Severino Ferreira é uma satisfação.
No próximo fim de semana postarei mais duas partes desse video.

Abraço!

Leo Cruz disse...

Para mim ele não era um dos maiores do RN, e sim do Nordeste, um dos parceiros preferidos de Ivanildo Vila Nova, não poderia ser diferente. Realmente faz uma falta enorme no mundo da cantoria.

escambando disse...

Não consegui baixar a segunda parte, toda vez da erro

Paulo Renan(paulorenanturismo@gmail.com disse...

O repentista Domingos Tomaz, organizador do Festival de Violeiros de Touros, homenageia em sua 9ª versão, o repentista potiguar e tourense, SEVERINO FERREIRA. O evento seá realizado no dia 25 de outubro (domingo) no "Barda Ponte" localizado na Prç. da Matriz em frente a Prefeitura Municipal de Touros-RN.Imperdível aos amantes da cantoria e da cultura.
Aguardamos sua presença!
Contatos: Paulo Renan (84)99334593
paulorenanturismo@gmail.com

Moita disse...

Inclusive Severino Ferreira era tão humilde que morreu por conta da sua humildade.

Alguém havia de viajar na mala e como os demais ficaram quietos, Severino se prontificou para ir alí. Um dos melhores de todos os tempos.

Abraços

Lícia disse...

Eu fica bastante grata pelos
os elogios em relação ao meu
pai.Meu pai realmente era um grade
homem, sua humildade lhe tornava-se
um ser especial. Eu sinto muito
a sua falta ...

Ass: Lívia Rodrigues da Silva

Lívia Ferreira

Fico muito agradecida a todos.